Comentário ao Eddie Silva

18 12 2008

Eddie Silva, criador do Prêmio Podcast e grande difusor dos podcasts, comecou uma polêmica em seu blog sobre o amadurecimento dos podcasters e a possibilidade dos podcasters em ganhar dinheiro. Eu tenho a minha opinião e comentei lá. Mas mesmo assim, quero deixar aqui registrado para a posteridade o que eu acho disso tudo:

Salve, Eddie!

Bem… eu já passei minha opinião pessoal pra vc via Twitter, mas mesmo assim, gostaria de expor um pouco mais dela aqui, já que tenho mais de 140 caracteres pra isso😉

Eu sou a favor dos podcasts comerciais. Fato. Todos os meus colaboradores do Nerd Curitibano e do NerdExpress sabem disso e não escondo de ninguém. Tento fazer tanto um blog quanto um podcast de qualidade justamente para conseguir captar leitores e possíveis clientes. Mas nada disso importa se o mercado não está preparado pra esta mídia.
Recentemente, junto ao PodCon aqui em Curitiba, aconteceu o Fórum de Mídias Digitais Sociais. E lá eu pude ver que a realidade das mídias digiais sociais, os blogs, as redes de relacionamento e, por que não, os podcasts, ainda estão muito imaturos nos olhos das grandes corporações. Vi diversos cases que ilustram isso, tanto de empresas que souberam usar a Web2.0 quanto daquelas que se apavoraram e simplesmente retiraram campanhas caríssimas devido à má divulgação nos blogs.

Como que, aqui no Brasil, podemos mostrar justamente a esses clientes que não conhecem internet, não sabem o que são podcasts, que pensam que blogs são coisas de criança, que é vantajoso divulgar em podcasts? Recentemente no Jornal da Globo saiu uma reportagem cuja chamada era, “Você sabe o que é um blogueiro? Saiba como ganhar dinheiro sem sair de casa”… e na matéria basicamente mostrou algumas pessoas (adolescentes quase) que ganham uns R$100 a R$300 por mês com seus blogs pra gastar nas baladas e o Interney e o exemplo da Pólvora! Como assim, “ganhar dinheiro sem sair de casa” e mostrar a Pólvora? E o pior: ignorar os verdadeiros probloggers como o Bobagento pra mostrar jovens que ganham suas mesadas pelos blogs? E o pior foi a chamada! “Você sabe o que é um blogueiro?” Só faltava completarem com frases (q foram jogadas no twitter) como “É de comer?” ou “Olha, mãe, um blogueiro! Posso tocar?” E tudo isso pelo simples fato que na nova novela da globo haverá um personagem que é blogueiro. Como podemos, com um mercado desses, mostrar que uma mídia como o podcast funciona e é um canal viável de publicidade?

Eu realmente admiro sua iniciativa e sua vontade de montar essa agência pra podcasters. E saiba que, se você realmente abrir, eu vou ser um dos seus primeiros clientes! Eu vejo um futuro muito promissor nisso, mas tem certas horas que eu tenho que ser realista: por mais que os podcasters venham a amadurecer, será que o mercado brasileiro está pronto pra eles? Eu quero pensar que em um futuro muito breve poderemos chegar nesse ponto. De verdade. Mas realmente não sei se o problema está na maturidade dos podcasters brasileiros ou com a maturidade do mercado brasileiro.

O Vanassi tem razão em um ponto: tem gente que faz podcast por diversão e a internet propicia isso. Tem gente que faz blog por diversão e tem gente que vive disso, como o Interney, o Bobagento, o Jurandir do Rapadura e o Jovem Nerd, só pra citar alguns. O bom da internet é que ele é um espaço que possibilita tudo isso. Eu vejo que em breve teremos os podcasts profissionais e os não profissionais. Se bem que já existem alguns podcasts profissionais…

Mas, realmente precisamos amadurecer, não só o mercado mas também nós podcasters. Sinto que, nesse sentido, ainda somos crianças querendo brincar de podcast, como quando eu era criança e brincava de fazer programas de rádio com o toca-fitas de casa. Mas, da mesma forma, não adianta você pedir pra essa criança que ela transforme essa brincadeira num negócio de sucesso, que administre, além das gravações e edições e postagens nos blogs, os anúncios, patrocinadores e toda a administração financeira que isso vai acarretar! É um belo de um desafio e sinto que, agora, só precisamos de pessoas como você, que sabem como fazer isso, que tomem a iniciativa! Tenho que admitir que eu estou tentando mesmo. Tento fazer uma periodicidade no meu podcast, tento criar uma identidade nele, tento respeitar os meus ouvintes sempre comentando seus emails e comentários, enfim. Mas mesmo assim, tenho que admitir que estou só engatinhando. Descobri o que são podcasts apenas em 2008 e já consegui ver todo o potencial dessa midia! Só precisamos descobrir como…

E repito: se você for montar essa agência, fique tranquilo que eu serei um dos primeiros a querer participar disso com você!

Parabéns pela iniciativa e pela coragem em divulgar tudo isso! Abraços!

Pablo.


Ações

Information

Deixe uma resposta

