O que busca o leitor de um blog?

26 12 2008

Comecei um blog pessoal com coisas pessoais e enrolações pessoais. Não espero ter muitos leitores nem tanta gente que se interesse pelo que vou falar neste espaço. Porém, mesmo assim, entretanto, todavia, eu posto bastante aqui, principalmente os episódios do Projeto Ouça Bem, algum material inédito e alguns textos antigos meus que quero recuperar. Com isso, eu consegui uns três posts novos por dia. Não quero lotar isto com muito material, até mesmo porque quero que os leitores do meu blog leiam e participem dele e não só se entupam de informação.

Pois bem. Chegou o natal e com ele as festas e as obrigações familiares e sociais. Saco. E com isso, menos tempo pra me dedicar não só ao Então, Veja Bem… mas também pra me dedicar ao Nerd Curitibano. Só hoje consegui sentar pra fazer algumas coisas, mas mesmo assim, ainda tenho MUITO o que fazer, como editar o NerdExpress que sai amanhã e terminar de editar o episódio de hoje do Projeto Ouça Bem (se bem que essa edição eu posso fazer no ônibus, à caminho do #ebc). E só hoje consegui entrar pra atualizar o meu blog. E quando abri, o que vi? O número de visitas caiu assustadoramente! De 60 visitas por dia que tinha, passei a ter 5. Medo. Só que no Nerd Curitibano, isso não acontece tanto. E isso que a gente posta menos coisas por dia lá. E daí eu fico pensando: o que busca o leitor de um blog?

Sei que grande parte das visitas que recebo aqui vêm das twitadas que eu dou. Ainda quero receber mais visitas de outros lugares, de blogs amigos, do PodPods (por causa do POB), do BlogBlogs e de qualquer outro lugar, inclusive do Google. Mas é engraçado que, quando eu não twitto nada, não recebo visistas. Das duas, uma: ou meu blog é um saco e ninguém gosta, ou as pessoas clicam nos links por mera curiosidade. Se for o segundo motivo, talvez a escolha dos títulos seja importante. Mas, será que é só curiosidade que move o leitor?

Se eu recebesse comentário dos leitores, eu saberia o que eles buscam, do que eles gostam, etc. Mas não recebo. Então eu me pergunto: o que os leitores buscam em um blog? Será que as pessoas entram por entrar, clicam em qualquer coisa e pronto? Ou será que as pessoas procuram coisas aleatórias e não buscam novas atualizações? Ou será que as pessoas entram em um blog pessoal e só procuram as novidades e não se preocupam em saber o que também já foi escrito antes?

Eu sinceramente não sei. Existem algumas pesquisas estatísticas e quantitativas sobre quem é o leitor de blog. Mas eu queria uma informação mais qualitativa, comentários sobre o que o leitor quer. Sei que não vai adiantar pedir comentários, porque se eu receber, vão ser muito poucos e com pouca informação. Então provavelmente este será mais um post aleatório, talvez lido e não comentado… ou será que estou errado?


Ações

Information

One response

26 12 2008
luc

confesso que eu leio mais como mais uma forma de manter contato do q qq outro motivo…

Deixe uma resposta

