A História atrás da Sexta-Feira 13

13 02 2009

Hoje é sexta-feira 13, um dia que todos acham que tem algo de diferente, mas é tão normal quanto qualquer outro. Hoje, coincidentemente, é a estréia do novo filme Sexta-Feira 13, recontando, de novo, mais uma vez, pela 11ª vez, tudo de novo, a história do serial killer from hell Jason Voorhess.

Mas não é desse “Sexta-Feira 13” que quero falar. Quero falar sobre o dia de hoje mesmo. Chamam Sexta-Feira 13 como o dia do azar. Mas já se perguntaram por que justamente hoje é o dia do azar? Por que não no sábado 14? Ou na segunda-feira 16? Pra mim, a segunda é mais azarada, porque chegamos no meio do mês e percebemos que acabou o dinheiro do mês e não temos mais nada pra mais 15 dias! Isso sim é azar…

Mas, muitas lendas giram em torno da sexta-feira 13. A mais aceita envolve a morte de Jesus Cristo. Segundo as tradições bíblicas, na última ceia, realizada numa quinta-feira, haviam 13 pessoas sentadas à mesa e isso levou à morte de Jesus, numa sexta-feira.

Uma outra referência a isso é a origem do azar relacionado ao número 13. Segundo as tradições místicas do Tarot, a carta 13 (XIII) é a carta da Morte. Como as pessoas não gostam da morte, associam a morte ao azar. Mas isso é pura ignorância e preconceito, já que a carta da Morte traz uma necessidade de transformação e de mudança. Talvez as pessoas achem que é um azar precisar mudar alguma coisa. Eu pessoalmente gosto de mudanças.

E existem ainda outras referências à sexta-feira 13, mas não me lembro de cabeça. Então tá. É isso.


Ações

Information

2 responses

13 02 2009
Musashinm

Que louca essa referência da sexta-feira 13 com a bíblia…Eu não conhecia!

Mesmo sendo, em teoria (rs), católico…Batisado, comungado e crismado (casado, também) dentro da igreja católica. Já li a bíblia, também…Como uma forma de fonte para aventuras de RPG…E nunca me atentei a esta singela relação!

Bem legal o post. Parabéns!😉

E aí vai minha contribuição:

A sexta-feira 13 pode ter surgido graças a mitologia nórdica, também. Obviamente, quando os nórdicos foram catequizados, muitos deuses e deusas foram esquecidos (e, consequentemente, “ridicularizados” – não achei palavra melhor)…Friga (que deu origem ao nome Frigadag, ou Friday, ou Sexta-feira), deusa do amor e da beleza, se revoltou e passou a assolar os humanos (com pragas, etc., etc.).

Por que do 13 nessa história? Friga passou a ser uma bruxa…E, segundo a mitologia, ela se reunia com mais 11 bruxas e o demônio, para lançar todos os tipos de males sobre os humanos. Ou seja, a “reunião” era formada por 13 membros.

17 02 2009
Clarissa (Digital)

Oi, Pablo. Tudo bem? Sou a Clarissa e trabalho na Edelman, agência de comunicação do site ComoTudoFunciona. Cheguei até o seu blog por uma busca. Já que vc falou de sexta-feira 13, tem mais um motivo pro entorno da data ser ligado ao azar, ao obscuro: tanto a sexta-feira quanto o dia 13 já foram associados à pena de morte. Na tradição britânica, sexta-feira era o dia convencional para enforcamentos públicos e, supostamente, havia 13 degraus até a forca.
Por isso não é fácil desvincular a data da superstição.
Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: