Como recuperar as músicas perdidas no seu iPod

25 02 2009

Depois de escrever sobre como funcionava o iPod e descrever o que descobri quando tive erros no meu iPod classic G7 de 8oGb, recebi vários pedidos de pessoas que tiveram os mesmos problemas. Então comecei a trabalhar num texto este que estão lendo) sobre como recuperar esses dados perdidos.

Antes de tudo, é necessário perceber os sintomas, porque esta solução que vou apresentar aqui só vai funcionar para este caso específico. Muitas vezes pode acontecer que o seu iTunes abra e não reconheça o banco de dados porque está corrompido por algum motivo. Como aconteceu comigo da primeira vez: estava usando normalmente meu iPod e logo em seguida, liguei-o ao computador e acessei o iTunes. Quando o programa abriu, ele não reconheceu o iPod e disse que ele estava corrompido, precisando ser formatado. Naquele momento eu tinha aproximadamente uns 20Gb de músicas e filmes na memória do iPod e menos de 10 Gb livres no meu computador.

Uma coisa que aprendi com isso: o iTunes parte do pressuposto que você guarda todas as músicas no seu HD e na sua biblioteca do iTunes. Mas acontece que minha biblioteca de música era o iPod! Ele ainda funcionava como HD externo, e tinha mais ou menos uns 15Gb de backup que conseguia acessar, então o HD ainda estava funcionando. Procurei na internet e só encontrei alguns fóruns onde pessoas descreviam o mesmo problema onde a solução era formatar o iPod. Só que isso ia representar dois problemas pra mim: eu ia perder minha biblioteca de músicas e ia perder meus backups que estavam lá também.

Fucei um pouco mais e achei um artigo em inglês explicando como resolver esse problema e descobri que tudo não se passava de um problema no banco de dados do iPod! então, agora, vou explicar como recuperar o banco de dados.

A primeira coisa que você tem que fazer é liberar seu Explorer para ver arquivos invisíveis no seu iPod. Depois disso, você deve fechar o iTunes (caso ele esteja aberto). O próximo passo deve ser feito com o iTunes fechado. Em seguida, você deve encontrar o caminho /Volumes » iPod_name » iPod_Control » iTunes no seu iPod e lá você vai encontrar o arquivo iTunesDB corrompido, que deve então ser deletado. Logo em seguida, você deve abrir seu iTunes.

Ao fazer isso, ele abrirá normalmente e mostrará que a biblioteca do seu iPod está vazia. Pelo menos ele não mostrará mais o aviso de erro pedindo pra você formatar o iPod e perder todos os dados lá. Seu próximo passo é refazer esse banco de dados. Essa é a parte trabalhosa do seu trabalho, porque você vai encontrar nada menos que 50 pastas diferentes com suas músicas. Se você então procurar pelo caminho /Volumes » iPod_name » iPod_Control » Music as pastas F00 a F49, você deve adicionar todas as músicas de cada uma dessas pastas. Lembre-se que você deve adicionar os arquivos/ficheiros e não pastas. Isso é um pouco trabalhoso, eu admito, mas é a única forma que conheço para fazer isso. Você deve arrastar os arquivos do seu Explorer direto para seu iPod no iTunes.

Uma coisa que você deve atentar é que provavelmente você estará mexendo com uma quantidade muito grande de arquivos (dos vários Gbs de músicas) num sistema relativamente frágil que é do iPod, é capaz que ele esquente muito caso você tente fazer as coisas muito rápido. Eu sugiro que você faça mais devagar e talvez dar uma pausa depois da 20ª pasta.

Pronto! Todo esse processo reconstruiu o banco de dados do seu iTunes. Eu sugiro que, logo que você acabe esse processo, desabilite no Explorer o acesso aos arquivos e pastas invisíveis, pois descobri depois que mexer neles enquanto o iTunes está ligado pode danificar novamente o banco de dados. Tomando esses cuidados, você poderá muito bem voltar a usufruir dos prazeres que só o seu iPod pode dar a você.


Ações

Information

One response

13 03 2009
Pierre Couto

Fala ai

Muito bom este post. Espero que seja a solucao do meu problema. Por favor.
So nao entendi como fazer para que meu Explorer possa ver os arquivos invisiveis no ipod. Teria como voce me dizer como faco isso? E ainda onde eu vejo os outros dadso que voce colocou como o caminho /Volumes » iPod_name » iPod_Control » iTunes

Me da uma ajuda ai… Abracao, obrigado e parabens por este post ai. com certeza vai ajudar a mt gente

Deixe uma resposta

